UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DUTOVIÁRIO PARA OTIMIZAÇÃO LOGÍSTICA DO TRANSPORTE DE ÁLCOOIS EM SÃO PAULO

  • José Luiz Portela Gómez Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Palavras-chave: Gestão Estratégica, Competitividade, Modais de Transporte

Resumo

Os tomadores de decisões logísticas buscam atingir alta qualidade de serviço ao cliente por meio de uma competência operacional, porém sem ter gastos excessivos, sendo o transporte uma das atividades mais relevantes na composição de custos logísticos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é discutir o transporte de álcool combustível através de dutos no sistema São Paulo que foi reduzida em detrimento de outros modais. Logo é apresentada uma análise das logísticas possíveis com diagnósticos das causas que estão dificultando a retomada da operação plena dos dutos OPASA e OSVAT e, por meio de diversas ferramentas, apresenta o método multicriterial de analise de decisão, com propostas para o retorno da operação desses dutos.

Biografia do Autor

José Luiz Portela Gómez, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

ALVIM , B.G. e NOVAES, ªG. Análise de preferência declarada com experimentos de escolha- um estudo de caso para serviços de fretamento. Anais do IX Anpet, São carlos, 1995.
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Planejamento, organização e Logística empresarial . Tradução Elias Pereira. 4 edição Porto Alegre : Bookman , 2001.
BARBOZA, D V.; TEIXEIRA, M. A.; LIMA, G. B. A. Análise de riscos de um posto de combustíveis em Itaipuaçu utilizando a técnica HazOp. R. Gest. Industr., Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 126-145, jun./ago. 2017. Disponível em: . Acesso em: 01 abr. 2019.
BOWERSOX, Donald. J.; CLOSS, David J. Logística Empresarial. São Paulo : Atlas 2001.
FLEURY, Paulo F.; WANKE Peter ; FIGUEIREDO Kleber F. Logística Empresarial: A Perspectiva Brasileira. São Paulo: Atlas 2000.
FLEURY, Paulo F.; NAZARIO, Paulo ; WANKE Peter . O Papel do Transporte na Estratégia Logística. Centro de Estudo Logístico. 2000 Disponivel em < http:// www.centrodelogistica.org Acesso em 23/3/2009.
GIL, A. C. Administração de recursos humanos: Um enfoque profissional, São Paulo:Atlas, 1994.
GRANEMANN, S. R.; GARTNER, I. R Modelo multicriterial para escolha de modal e submodal de transporte. Universidade Católica de Brasília. Disponível em http://hermes.ucs.br acesso em 1de março de 2009.
MASSLER, J.A. e STRAMBI ,O O uso da segmentação da demanda para a melhoria de modelos de escolha do modal . Anais do XIII ANPET, São Carlos p. 201-2013 ,1999.
NOVAES , A.G. e ALVARENGA, A. Logística Aplicada. São Paulo : Pioneira.1994. SAATY,T.L. Método de Análise Hierárquica. São Paulo : Makron Books , 367 p. 1991.
SCHLUTER, M. R. e SENNA ,L.A.S. As decisões de aquisição de serviços de transportes. Anais do XIII Anpet, São Carlos, p.627-645,1999.
Publicado
2019-05-30